DICAS IMPORTANTES PARA QUEM VAI VIAJAR PARA O ATACAMA

by - 20:38

Está se preparando para essa grande aventura? Então já começo o post te contando que o Atacama é um lugar que me surpreendeu, eu esperava muito menos de lá. Pensei que os passeios seriam parecidos, mas estava muito enganada, por isso tenho algumas coisas importantes para compartilhar com vocês.

Se preparem para mudanças de temperatura bruscas em alguns locais, existem passeios com maiores altitudes com vento e muito frio, outros passeios muito calor, então na mala você deve levar tanto roupas de frio como de calor e vou explicar melhor nas dicas. Vamos lá.

1 - Compra das passagens e tempo de conexão:
Não tem como você ir direto para San Pedro do Atacama, lá não tem aeroporto, nós pegamos um voo para Santigo do Chile e de lá um voo para Calama. De Calama pegamos uma van que vai até San Pedro do Atacama.
É muito importante você se atentar ao seu tempo de conexão se for fazer conexão em Santiago do Chile, principalmente se despachou malas, porquê as malas não costumam ir direto para o destino final.
Nos avisaram no checkin que as malas iriam direto para Calama, viajamos de LATAM e não foi o que aconteceu. No Chile é obrigatório retirar as bagagens e fazer o check-in novamente para despachar as malas de novo, devido ao controle sanitário.
Por conta disso foi uma correria, tinhamos 1h30 de conexão que não é tempo suficiente. O avião para em um "gate" muito longe de onde damos entrada no país e precisei pedir para as pessoas nos deixarem passar na frente senão perderíamos a conexão.
Depois de dar entrada no país, retiramos as bagagens e fomos correndo fazer o check-in do vôo para Calama, despachar bagagens, passar pelo raio-x, tudinho de novo.
Então eu sugiro que você tenha pelo menos 3h de conexão.
Deu tempo porquê corremos muito e eu pedi a gentileza para as pessoas para passarmos na frente em todas as filas que encontramos pelo caminho.
Ao chegar no "gate" para embarque já estava praticamente na hora de embarcar para Calama. Deu certo, mas foi muito corrido.
2 - Escolha janelas: Eu nunca gosto de escolher janela quando compro minhas passagens de avião, gosto do corredor pela facilidade de sair da poltrona e ir ao banheiro quando eu quiser, sem ficar incomodando as pessoas, mas como essa viagem é rápida eu sugiro que escolha janela para pode ver a Cordilheira dos Andes, é incrível. Essa região costuma ter turbulência, então de qualquer forma é um momento onde é preciso estar de cintos atados e nada como ter uma vista linda para fotografar, filmar e guardar esses momentos de recordação.
3 - Transporte de Calama para San Pedro do Atacama: Chegando em Calama você vai retirar sua bagagem e na saída haverá algumas empresas de translado. Eu recebi a referência da empresa TRANSVIP que fica no galpão do aeroporto de Calama, com ela fizemos o translado de ida e volta de San Pedro do Atacama - Calama.
O ticket custa 20.000 pesos por pessoa (em nov/2019) para ida e volta, então você já avisa em qual hotel vai ficar e informa qual é a data e horário do seu vôo de volta para que eles te busquem no hotel no dia e horário combinado. A van é confortável, o tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora e deu tudo certo tanto na ida como na volta. Eles foram bem pontuais na hora de nos buscar no hotel no dia da volta.
4 - Escolha de hospedagem: vou trazer um post mais completo falando apenas de hospedagem, mas quero deixar a dica para que quando for escolher sua hospedagem, escolha algum lugar que fique próximo à Rua Caracoles. Ela é a principal rua de San Pedro do Atacama, onde estão os restaurantes, bares, mercadinhos, agências de passeios e dá pra fazer tudo a pé.
5 - Leve câmera: O primeiro por do sol no Atacama a gente nunca esquece! E além do celular eu levei minha câmera profissional, haverá um post pra falar apenas dos equipamentos que levei. Essa foto foi com o celular mesmo.

6 - Câmbio: Outro ponto muitíssimo importante é que ficamos na dúvida se valeria a pena fazer o câmbio lá no Atacama ou não, e acabamos fazendo no Brasil, porém as taxas de câmbio no Atacama estavam muito melhores. Na própria Rua Caracoles você encontra casas de câmbio, essa dica vale muito!
7 - Quando fechar os passeios: Outra dúvida que tivemos foi a respeito dos passeios, nós fechamos os passeios antes de ir, porém existem muitas agências na Rua Caracoles e com preços mais acessíveis do que na agência que fechamos. Não nos arrependemos porquê deu tudo certo com todos os passeios que fechamos com eles e não sei dizer se as outras agências são confiáveis. Fechei 5 dias de passeios e paguei a metade por transferência bancária feita aqui no Brasil para reservar as datas na agenda deles e outra metade chegando lá, mas a verdade é que muita gente fecha os passeios um dia antes. É importante fazer uma programação com calma porquê alguns passeios são muito cansativos e não compensa colocar no mesmo dia enquanto outros são bem mais light e é possível conciliar. Vou fazer um post pra vocês falando somente sobre os passeios também.

O Atacama é um lugar maravilhoso, é importante saber o que levar para não passar perrengue e existem algumas dicas do que fazer e o que não fazer por lá. Acompanhe o blog para ficar por dentro de todas elas.
Love, Lulli

VEJA TAMBÉM:
- O que levar para o Atacama

You May Also Like

0 comentários